O SUPER TRUNFO DOS POLíTICOS BRASILEIROS
Edição Atualizada 2007
NOVO: Tamanho Reduzido (3MB)

Golpe é um jogo de cartas produzido pelos Stone Age Scanners, no qual os personagens são 32 políticos representativos da vida pública nacional. Com ele você pode travar batalhas com seus amigos e aprender mais sobre estas figurinhas impagáveis. O melhor de tudo é que ele está disponível gratuitamente: basta baixar, imprimir e jogar!

Clique aqui para baixar o Golpe
3MB - formato PDF - hospedagem via Internet Archive
detalhes e outras versões

Sua criação foi profundamente inspirada pelo genial Super Trunfo de Santos Católicos. Assim como este, seu formato é inspirado no Super Trunfo "clássico" - que, por sua vez (pouca gente sabe) busca inspiração no Top Trumps (seguindo o link você encontra outros jogos amadores e profissionais nesta linha).

Dicas Para Imprimir

Basta ter uma impressora colorida, 4 folhas de papel A4 um pouco mais grosso (ex.: 120g) e disposição para recortar. Abra o arquivo no seu leitor de .PDF predileto (ex.: Adobe Reader), imprima as páginas pares, recoloque as folhas na impressora e imprima as páginas ímpares.

Uma opção interessante é acondicionar as cartas em plásticos protetores (que costumam ser usados em cartas de RPG). Os mais baratos resolvem bem, mesmo sendo ligeiramente maiores que as cartas.

Outra alternativa (mais garantida para impressoras sensíveis a gramaturas diferenciadas) é imprimir folha por folha. Ou ainda, você pode imprimir em papel normal e colar em cartolina (dá muito mais trabalho) – e sempre há a solução de mandar em uma gráfica (se souber de uma que faça um bom trabalho, avise a gente).

Regras do Jogo

Embaralhe as cartas e distribua entre os jogadores. Cada um deles deve mantê-las empilhadas na palma da mão, observando apenas a que está acima no monte. Sorteia-se de quem será a primeira vez e o jogo se inicia.

A cada rodada, o jogador da vez deverá escolher uma das estatísticas da carta que está observando, informando seu valor. Todos os outros lêem então esta mesma estatística para as suas cartas, e aquele que tiver a melhor estatística fica com as cartas lidas, colocando todas (inclusive a sua) no final do seu monte e passa a ser o jogador da vez. Quando um jogador fica sem cartas, ele é eliminado, e vence quem conquistar todo o baralho.

Empate: Em caso de empate, as cartas da rodada ficam sobre a mesa, e os jogadores que empataram disputam entre si uma rodada de desempate. Quem vencer fica com o que está na mesa e mais as cartas da rodada de desempate. Se houver novo empate, repete-se o processo até que haja desempate.

Carta-Golpe: Todas as cartas têm um código no canto inferior direito (ex.: A5, B3). Uma das cartas (sinalizada com uma bomba na foto) é a carta-golpe. Ela vence automaticamente todas as cartas das séries "B", "C" e "D" - desde que o jogador que a tirou lembre-se de anunciar o golpe. Contra a série "A" ela se comporta como uma carta normal (i.e., vence se a sua estatística for superior).

Estatísticas: Antes de começar, os jogadores devem pré-combinar quais estatísticas são "melhores" do que as outras (ex.: algumas pessoas podem preferir políticos mais jovens, ou menos "astutos"). Sugerimos a seguinte escala para iniciantes:

Repercussão

Desde o lançamento do jogo (em 11/09/2006), muitos blogs e fóruns o mencionaram. É humanamente impossível relacionar todos, mas dá pra buscar via Technorati ou Google. Incluem-se nesta lista o Boing Boing e o A Vida Mata a Pau (do Eduardo "ST Católico" Menezes).

Foi destaque nos portais Terra, iG e Abril Eleições 2006 (matéria). Saiu em noticiários online como O Dia (Terra) e Yahoo! Notícias (Magnet). O SuperDownloads e o Baixaki catalogaram e passaram a servir o jogo. Também ganhou matéria no Omelete, entrou na lista de links do Ueba e foi etiquetado por uma boa turma no del.icio.us.

Foram publicadas reportagens no Jornal da Tarde (13/09/06, reportagem de Rodrigo Gallo), na Época (18/09/06, edição por Ivan Padilla) e na Trip (Out/06, por Filipe Luna). Também foi mencionado em O Globo (16/09, coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos).

Caso você saiba de alguma outra menção, ficaremos gratos pela informação.

Material para Edição (NOVO)

Algumas pessoas quiseram fazer modificações, mas alegaram que era difícil editar o PDF. Nós escrevemos um software para montar este PDF e, por conta disso, disponibilizamos ele para download.

Ele é escrito em Java, e não possui qualquer tipo de instruções ou garantia (foi escrito para ser usado uma vez só). Para se aventurar, baixe-o aqui (são 11MB, pois inclui as fotos originais e a planilha com os dados de cada carta).

Agradecimentos

Várias pessoas participaram da confecção deste jogo, mas gostaríamos de agradecer especialmente ao “core team”: Edu (layout), Chester (organização, programação e levantamento de mídia) e ao Hildo e à Lud (que tiveram o insano trabalho de ir atrás das estatísticas e de não deixar os seres malignos barbarizar muito).

Também agradecemos ao Otávio pela força na busca das fotos, ao Sovi e a todo mundo mais que deu pitaco. E, claro, ao Menezes/Savoldi/Bohrz (criadores do Super Trunfo Católico, que inspirou este brinquedo).

Avisos Legais

O jogo está disponível sob a licença Creative Commons. Sua distribuição e uso não-comercial são livres, bem como os trabalhos derivativos, desde que citada a fonte original. Para maiores detalhes, consulte a página da licença.

As estatísticas foram obtidas em diversas fontes (Senado Federal, Câmara dos Deputados, Arquivo Nacional, Fundação Mário Covas, Fundação Ulysses Guimarães, Excelências/Transparência Brasil, sites pessoais dos candidatos, sites oficiais dos partidos, Wikipédia e outras), muitas vezes conflitantes entre si. Quaisquer informações acerca de incorreções são bem-vindas.

Evidentemente, estatísticas como "astúcia" contam com um certo grau de subjetividade. Nenhuma destas estatísticas deve ser considerada como avaliação ou condenação direta da pessoa pública ou privada dos políticos ilustrados.

Todas as fotos usadas eram de domínio público ou estavam disponíveis sob a licença Creative Commons ou outra licença compatível, sendo os créditos devidamente citados sob as mesmas. Caso haja alguma discrepância neste sentido, pedimos a gentileza de entrar em contato para que a mesma possa ser retificada o mais rápido possível.

Este jogo (assim como seus criadores) não possui qualquer relação legal com os jogos citados, ou com as empresas/pessoas que detêm os seus direitos. Todas as marcas mencionadas são de propriedade de seus detentores, e têm seus direitos reservados.



Creative Commons License